segunda-feira , fevereiro 20 2017
Últimas Notícias

Review do PSP 3001

Ontem chegou o tão aguardado PSP3001, parcelado em 12 suaves prestações. Por causa do feriado de páscoa, acabou demorando mais de 5 dias para chegar o produto, mas tudo bem, o que importa é que chegou.

Primeiro vamos ao conteúdo da caixa, por ser a versão mais básica do PSP (PSP Core), não veio com jogo original, dentro dela veio um adaptador de energia para carregar o PSP, materiais impressos, bateria de 1200mah e o PSP,  não veio nenhum cartão de memória incluso.

PSP 3001 comprado na internet

Como a sony gosta de complicar um pouco as coisas, este psp, como as versões anteriores, utilizam um cartão de memória “Memory Stick Pro Duo”, cartão criado pela própria sony, mais caro e mais difícil de achar que os cartões MicroSD ou SD. Este psp, como todas as versões anteriores, suporta cartões de até 32GB, com exeção do Go que têm uma memória interna de 16GB e suporta cartões de até 16GB.

Uma coisa que me chamou muita atenção foi quanto a qualidade das cores do LCD, a tela do 3000, além de possuir mais cores e mais contraste que a do Slim, têm um tempo de resposta bem maior. Andei lendo a respeito da tela do aparelho e vi muitas pessoas elogiando e muitas outras reclamando de scanlines, que são linhas que aparecem em alguns games, sendo mais perceptível em jogos 2D, como não testei muitos jogos 2D, não pude comprovar se de fato é bastante perceptível, no momento não percebi nenhuma scanlines em jogos ou vídeos.

Exemplo de Scanlines nos PSP

Como não tenho um PSP Slim, muito menos um PSP Fat, irei comparar pelo própio PSP bright (PSP3000) a diferença nas cores da tela em relação ao seu antecessor, o Slim. O bright tem um ítem de configuração de cores no menu, onde há dois modos de cores, o modo do bright e o modo do Slim, perceba que as cores e o contraste do bright são perceptivelmente mais vívidas.

Modo de Cores do PSP2000

Modo de cores do PSP3000

Outra coisa que o bright têm, que os outros não têm, é um microfone embutido para ser utilizado com o Skype do aparelho. Como todos sabem o PSP2000 é mais fino e mais leve que o PSP1000, por isso a denominação “Slim”, sendo que do Slim para o Bright , não existe muita diferença estética (alguns botões e bordas mais arredondados, o anel da porta umd mais fino e feito de plástico, para evitar muitos arranhões, etc).

Atrás do PSP3000

Note a diferença dos anéis dos PSP.

Atrás do PSP2000

A mídia de todos os PSP, menos o Go, é o UMD (Universal Media Disc), que de universal não tem nada, é um formato proprietário da sony que suporta até 1.8GB, mesmo tendo a mídia física, pode-se baixar jogos demo e comprar jogos completos pela Playstation Network, conhecida como PSN, excluindo o uso da mídia UMD.

Porta UMD

Apesar dos esforços da sony em relação aos piratas, hackers conseguiram destravar o PSP3000, até mesmo o Go, que diziam ser indestravável para rodar cópias não autorizadas dos games. Quanto aos gráficos, é comparável ao PS2, num post anterior referente ao DSlite Refurbished, eu comentei que, para quem gosta de gráficos, este console seria o mais recomendado, de fato, os gráficos do PSP são bem melhores que o DS. Quanto a duração da bateria, o PSP perde para o DS, mas dura bastante, de acordo com o manual da sony, demora 2h e 20min para carregar na tomada e cerca de 5h no USB, quanto a duração da bateria, é em torno de 3 a 6h.

Cena do Jogo Parasite Eve 3rd Birthday

Conclusões: Este ano inicia-se o final de vida do psp, mas mesmo assim, existe uma vasta lista de jogos de peso pro PSP, além de ainda lançarem jogos para ele, acredito eu que, mesmo após o lançamento do “NGP” no final deste ano, ainda continuem produzindo jogos para esta plataforma, mesmo que em menor escala.

Sobre bio

Estudante de Sistemas para Internet, aficionado por tecnologia...
Scroll To Top